ESTRATÉGIA
Bruna Copiano
Graduando em Administração pelo Centro Universitário FECAP
Henrique Duarte Macari
Graduanda em Administração pelo Centro Universitário FECAP
Hugo Lourenço da Silva
Graduando em Administração pelo Centro Universitário FECAP
Juliana Bruno
Graduanda em Administração pelo Centro Universitário FECAP
Marielle Faria Pereira
Graduanda em Administração pelo Centro Universitário FECAP
RESUMO
O ambiente empresarial tem se tornado cada vez mais competitivo, percebendo-se que as empresas têm alterado sua forma de estruturação baseada em hierarquias e decisões centralizadas para uma estrutura mais flexível, semelhante a networks (redes). O marketing de rede tem sido uma das estratégias utilizadas pelas empresas de vendas diretas, através de distribuidores independentes, sem a necessidade de intermediários, consistindo em oferecer produtos diretamente aos consumidores. O objetivo do artigo versa sobre verificar o funcionamento da estruturação de empresas de marketing de rede e o papel da motivação no sucesso dessa estratégia. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo exploratório, utilizando-se do método de estudo de casos. Analisou-se os dados coletados através de análise de conteúdo. A triangulação, e consequentemente validação dos dados da pesquisa se deu pela utilização de quatro métodos distintos de coleta de dados: entrevista com distribuidores de empresas previamente selecionados através da amostra por conveniência e julgamento, entrevista com acadêmico especialista, coleta de dados secundários em sites e artigos e em anúncios de ofertas de empregos. Identificou-se que a estrutura e os fatores motivacionais propostos pelas empresas de marketing de rede através de ofertas de vagas de emprego são similares às características valorizadas e ressaltadas pelos distribuidores e apontadas pela doutoranda entrevistada. A estruturação dessas organizações não se caracteriza por níveis hierárquicos, mas por planos de carreira. Motivação foi considerado o fator necessário e principal para a permanência dos distribuidores na organização. Espera-se que com este artigo as empresas de marketing de rede possam compreender melhor sua estrutura e, consequentemente melhor adequá-la, visando o crescimento e lucratividade. O estudo busca também elucidar os motivos que mantém os agentes nessas estruturas para que as pessoas que ocupam os maiores níveis no marketing multinível (MMN) possam cada vez mais retê-los e atrair novos distribuidores.
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